sac@brazul.com.br(11) 4347-8200

Nossa História

Presença no Brasil desde 1960

Atendendo os maiores players do mercado, a Brazul se transforma e evolui diariamente. Estamos presentes em distritos industriais em que operam as principais montadoras do país e também nas próximidades das zonas portuárias mais movimentadas do Brasil.

Tradição em Transporte e Logística de Automóveis novos

Mais de 1.5 milhão de carros transportados anualmente

27 bases operacionais no Brasil

Mais de 2 mil colaboradores

Capacidade de armazenagem de 27 mil veículos em nossos pátios

Atendimento em todo Brasil e América do Sul

Crescendo com o Brasil

A história da Brazul se confunde com desenvolvimento da indústria automobilística em nosso país na década de 1960.

Tudo se inicia em um momento crucial para a economia brasileira em que três grandes montadoras dominavam o mercado brasileiro – todas em São Paulo, na região do ABC: Volkswagen e Ford (em São Bernardo do Campo) e General Motors (em São Caetano do Sul).

É também neste período que nasce a Brazul Transportes e Logística, a partir da visionária percepção de empreendedores que observaram uma oportunidade neste mercado.

Naquele tempo, o transporte de automóveis das fábricas para as concessionárias era realizado de forma arcaica. Eles eram dirigidos por “caravanistas”, ou seja, eram entregues às concessionárias rodando, um a um. Muitas vezes, o “carro novo” chegava ao seu proprietário com mais de três mil quilômetros rodados.

Com o início da operação da Brazul, os primeiros lotes de automóveis zero quilômetro’ foram entregues em “caminhões-toco” (ou seja, caminhões com eixo simples na carroceria).

Os caminhões foram batizados de “cegonha“, nome que permanece até hoje e que deu origem também ao nome “cegonheiro“, utilizado para se referir ao motorista que o dirige. Os caminhões levavam de três a cinco veículos do ABC para diversos pontos do Brasil em estradas, muitas vezes, precárias.

Pouco tempo depois, os caminhões-toco foram substituídos pelas carretas (caminhões que têm as rodas de tração e a carga separados) e, com isso, ampliou-se o número de carros transportados para 6 veículos.

Com a evolução de tecnologias, as carrocerias passaram a transportar 8, 10 e hoje, com a modernização das técnicas e dos caminhões, é possível transportar até 12 carros em uma carreta.

Evolução constante

Além do transporte de veículos, a Brazul também passou a oferecer soluções de logística e armazenagem para a indústria, com a frequente preocupação com a qualidade dos serviços oferecidos. Ainda na década de 1960, iniciou-se a construção do primeiro pátio da empresa, dos galpões e das plataformas para carga e descarga.

Da simples oficina mecânica, de onde tudo começou, até os dias atuais, muita coisa mudou, novas tecnologias foram adotadas e uma arrojada infraestrutura foi montada para atender as exigentes demandas do setor automobilístico. Hoje, a Brazul transporta mais de 1 milhão de veículos por ano com segurança e agilidade e, em seus pátios, consegue armazenar mais de 27 mil carros novos.

 

A inovação está em nossa essência

A inovação também faz parte do DNA Brazul. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu tecnologias e introduziu tendências no mercado, como a carreta de suspensão pneumática, rampas de carregamento elétricas, pátio com centro de treinamento e atendimento ao motorista carreteiro autônomo, além de se orgulhar de ter o primeiro pátio de distribuição de veículos no Brasil.

Tudo isso para atender os clientes com carinho, eficiência e qualidade.

Brazul e Grupo SADA

 

O meio século de tradição da Brazul se junta à força do Grupo SADA, maior empresa de transporte e logística de automóveis da América Latina.

Sediada em Betim, Minas Gerais, o grupo é referência mundial em transportes, além de atuar na indústria, comércio, produção de energia renovável e comunicação. Conheça as demais empresas do Grupo SADA, em nosso site.

Brazul

Av. Maria Servidei Demarchi, 1420 - Demarchi, São Bernardo do Campo - SP, 09820-000

(11) 4347-8200

sac@brazul.com.br